Pra-Vida Organização Associativa
Tratamento e prevenção da dependência química por meio de Jesus Cristo
Conceitos Básicos
Os conceitos abaixos foram baseados na cartilha "Fé na Prevenção" produzido pela Unifesp e distribuído pela SENAD, e no livro-curso "Prevenção do Uso de Drogas: capacitação para conselheiros e lideranças comunitárias", também produzido pela SENAD.
O que é droga?
Droga é qualquer substância não produzida pelo organismo e que altera o funcionamento normal do corpo. Algumas delas podem modificar a maneira como a pessoa percebe as coisas, seu modo de pensar, sentir e se comportar.
Drogas Psicotrópicas
São as drogas que provocam dependência.
Drogas Lícitas
São drogas permitidas por lei e de fácil acesso, vendidas em farmácias e mercados. Exemplos: bebidas álcoolicas, cigarro de tabaco, solventes, calmantes, medicamentos para emagrecer, anabolizantes, etc.
Drogas Ilícitas
Drogas não permitidas por lei. Importante ressaltar que drogas lícitas e ilícitas variam de país para país. Exemplos: maconha, cocaína, crack, êxtase, etc.
Tipos de usuário de drogas
A pessoa que usa drogas pode se encaixar em uma de três alternativas de uso: fazer uso de drogas; abusar de drogas ou ser dependente de drogas. A diferença varia conforme o número de vezes que a pessoa usa determinada droga, a quantidade usada, o tipo de droga, as características pessoais, de situação e contexto que usa.
Drogas depressoras da atividade mental
Categoria de drogas que causam diminuição da atividade global, redução da ativdade motora, da reatividade à dor e da ansiedade. Um efeito primário comum é a euforia inicial acompanhada de aumento da sonolência. São drogas depressoras da atividade mental: álcool, medicamentos com barbitúricos e/ou benzodiazepínicos, opioides (drogas "naturais" derivadas da papoula do oriente), solventes ou inalantes.
Drogas estimulantes da atividade mental
São drogas capazes de aumnetar a atividade de determinados sistemas neuronais, o que traz como consequência um estado de alerta exagerado, insônia e aceleração dos processos psíquicos. São drogas estimulantes da atividade mental: Tabaco, Cafeína, Anfetaminas e Cocaína.
Drogas perturbadoras da atividade mental
São drogas cujo efeito principal é provocar alterações no funcionamento cerebral, que resultam em vários fenômenos psíquicos anormais, entre os quais se destacam os delírios e as alucinações. São também chamadas de drogas alucinógenas. Estão nesta categoria a Maconha, LSD, Ecstasy, LSD, Esteroides anabolizantes.