Pra-Vida Organização Associativa
Tratamento e prevenção da dependência química por meio de Jesus Cristo
HISTÓRIA
A trajetória do Pra-Vida começa em 2001, como o chamado do missionário Luiz Pedro Lorenz, que movido por um desejo de fazer algo mais efetivo com relação à recuperação de dependentes químicos, grande entusiasmo e espírito desbravador, dá início ao Projeto, em Caxias do Sul, com a formação da primeira diretoria, eleita conforme estatuto.
A equipe inicial foi composta por cerca de 30 pessoas, que trabalharam na busca de uma terra que fosse compatível com o projeto inicial e edificação da Comunidade Terapêutica Pra-Vida.
Liderada pelo fundador e com um projeto arrojado, esta equipe conquistou dez investidores que doaram uma área de 31 hectares no município de Nova Petrópolis, próximo ao Ninho das Águias.
A área rural adquirida era uma propriedade abandonada, com duas casas antigas. Após a aquisição, e com auxílio da prefeitura, a estrada de acesso foi construída, e a contratação de uma empreiteira viabilizou a rede de energia elétrica.
Assim, deu-se início a limpeza da área, reforma das casas, e edificação da cozinha e refeitório, sendo finalizado em junho de 2002.
Ao longo dos anos, o engajamento da sociedade, através de serviço voluntário, doações e de contribuições financeiras, possibilitaram que inúmeras vidas fossem restauradas e libertas do vício, consolidando a organização, que desde a fundação disponibiliza seus conhecimentos à sociedade, através de material, palestras e grupo de apoio, realizando um importante trabalho de prevenção e conscientização nesta região.
Desde 2006 o Pra-Vida participa do Programa Nota é Minha do Governo Estadual, o que passou a ser uma importante fonte de renda da organização, além de possibilitar melhorias nas instalações.
A organização é gerenciada por pessoas cristãs, e suas convicções se baseiam em valores sociais e na certeza de que o homem foi criado segundo imagem e semelhança de Deus, acreditando no evangelho de Jesus Cristo, o qual utiliza como firme fundamento para ensinar e construir uma nova vida, livre do álcool e outras drogas, com amor incondicional ao nosso semelhante.
Hoje, o Pra-Vida entende que a profissionalização é o caminho para a sustentabilidade e crescimento do ministério, tendo como visão ser uma referência no tratamento e prevenção de pessoas que sofrem com dependência química.
Luiz Pedro Lorenz, 2001