top of page

Restaurando a Identidade

Rodrigo Gonçalves

01-jul-2014

“Então uma voz dos céus disse: ‘Este é o meu Filho amado, de quem me agrado’” (Mateus 3.17)

 

“O tentador aproximou-se dele e disse: ‘Se és o Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães’” (Mateus 4.3)

 

-----------------

 

Um dos temas que Deus mais falou comigo neste mês de junho foi sobre nossa Identidade em Cristo. Nos meus devocionais diários, nas pregações na Aliança Bíblica Centro e o tempo que tivemos com o Ricardo Barbosa, muitos temas e reflexões foram abordados sobre o assunto. Falar sobre isso em um pequeno devocional é simplesmente impossível; assim, compartilho uma pequena parte das reflexões.

 

Olhar o batismo e a tentação de Jesus nos ajuda a entender sobre essa questão da identidade. No batismo de Cristo, Deus fala claramente para Jesus que ele é Seu filho amado (Mateus 3.17). Jesus não havia realizado nenhum milagre, não havia realizado nenhuma grande pregação, não havia realizado nada ainda; seu ministério começou depois disso. Deus disse quem Jesus era independente de seus feitos e atos, independente de ser o filho de carpinteiro da cidade de Nazaré. Ele era o Filho de Deus e ponto final. A Palavra de Deus nos diz quem realmente somos.

 

Um pouco depois na história, vemos Jesus sendo tentado pelo Diabo; isso é relatado em Mateus 4. A principal provação ou teste se resumia em apenas um simples ataque: “Se és o Filho de Deus” (Mateus 4.3 e 6). O Diabo tentou por em dúvida a afirmação que Deus Pai tinha falado para Jesus no batismo. É como se o Diabo falasse: “se és o Filho de Deus, faça algo que prove quem você é, e eu ficarei calado”. Porém, se Deus Pai já tinha falado claramente quem Jesus era, por quê provar? Foi isso que Jesus demonstrou: uma plena confiança na Palavra de Deus. Se Deus falou, está falado; Sua Palavra é digna de confiança e não precisa ser posta à prova.

 

A Palavra de Deus nos diz quem realmente somos! Deus afirma, por meio da Bíblia, que somos amados por Deus ao ponto de Ele entregar Seu único Filho em nosso favor (João 3.16), dando a todos os que O aceitarem o privilégio de serem chamados de filhos de Deus (João 1.12-13). Afirma também que esse amor foi demonstrado quando ainda éramos pecadores (Romanos 5.8), e que agora, junto com a Igreja, somos geração eleita, sacerdócio real, nação santo, povo exclusivo de Deus para anunciar as boas novas do Evangelho para todos os que permanecem nas trevas (1 Pedro 2.9-10). E isso é só uma parte de todas as afirmações bíblicas!

 

Na luta contra as drogas, ouvimos vozes que nos influenciam a utilizar a droga: isso é bacana, ou isso vai aliviar nossas dúvidas e decepções. Ouvimos também vozes que nos dizem que precisamos ser alguém na vida: ter dinheiro, estudo, trabalho, etc. Há também vozes nos dizendo que devemos ser responsáveis, organizados, excelentes no que fazemos. Porém, nada disso diz quem realmente somos.

 

Quer saber quem você é? Olhe para a Bíblia! Olhe para Jesus! Somente Ele pode dizer quem você realmente é.

Please reload

bottom of page