top of page

Como árvore plantada à beira de águas correntes

Colaborador do Pra-Vida

01-dez-2014

Salmo 1.1-4

 

Próximo do fim do ano, o que mais ouvimos por aí é: estou cansado, não vejo a hora de tirar férias, preciso ir para a praia, e por aí vai. Parece que todos estão esgotados, acabados, sem energia nenhuma depois de um longo ano de trabalho, afazeres, compromissos, alegrias, tristezas e dificuldades. Ufa! Só de ler tudo isso já deu para cansar. É preciso parar um pouco para recuperar as energias! Mas como encontrar forças em um mundo que nos suga cada vez mais?

 

No começo do livro de Salmos, temos algumas orientações de como encontrar satisfação e repouso; de como se manter firme mesmo em meio às dificuldades mencionadas acima. Pessoas que tem sua satisfação na lei do SENHOR e meditam na Sua Palavra dia e noite, evitando conselho de pessoas que não temem a Deus, são como árvores plantadas à beira de águas correntes. Em outras palavras, elas são constantemente alimentadas com o único alimento que pode dar real segurança e significado à sua vida!

 

Uma árvore plantada à beira de um riacho tem alimento constante, e mesmo que surjam problemas e dificuldades, mesmo que haja tempestades ou falta de chuva, ela dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. É assim que o salmista compara às pessoas que buscam de fato à Deus: não importa quantos problemas e dificuldades tenham acontecido ao longo do ano, a sua satisfação, o seu alimento é a Vontade de Deus.

 

O dependente químico é alguém que já buscou o conselho dos ímpios, já imitou a conduta dos pecadores e já se assentou na roda dos zombadores. Ele já ouviu a voz que disse “vai que não dá nada”. Encontrar a real segurança em Deus e a salvação em Jesus Cristo é o que o tornará como uma árvore firme; caso contrário, sua recuperação será como palha, facilmente levada pelo primeiro “vento” de tentações e recaídas. 

 

O mesmo se aplica a todos nós! A única segurança que temos é buscar o alimento constante na Palavra de Deus. Oremos para que tanto nós, quanto as pessoas em tratamento no Pra-Vida, encontremos satisfação na Palavra do Senhor Jesus.

 

Please reload

bottom of page