top of page

Quem é meu próximo?

Colaborador do Pra-Vida

01-jan-2015

“E quem é o meu próximo?”

(Lucas 10.29)

 

Pergunta intrigante, não acha? Essa foi a pergunta feita por um perito na lei em um diálogo onde tentava colocar Jesus à prova. Na conversa, o perito na lei perguntou a Jesus como herdar a vida eterna, e em resposta Jesus questionou o homem sobre o que está Escrito na Lei: Amar a Deus de todo o coração e Amar ao próximo como a si mesmo. (Lucas 10.25-27).

 

Na tentativa de se justificar, o homem faz então a pergunta: “E quem é o meu próximo”? (Lucas 10.29). Jesus, então, conta a famosa parábola do Bom Samaritano. Na parábola, um judeu é assaltado e agredido, deixado à beira da estrada. Um sacerdote e um levita, teoricamente homens que servem a Deus (pois ambos tinham funções no templo), passam pelo seu irmão judeu e o ignoram. Eis que surge um samaritano e socorre o judeu assaltado, fazendo tudo o que estava ao seu alcance para ajudar o homem ferido.

 

Por que tal parábola foi contada? Ora! Judeus e Samaritanos eram “inimigos” declarados; havia um conflito histórico entre ambos, iniciado após o reinado de Salomão. João confirma esse fato no relato da conversa de Jesus com a mulher samaritana (João 4.9). Assim, quem é o meu próximo? É qualquer pessoa, independente de nacionalidade, cultura, gostos, condição social e erros que tenha cometido até o momento!

 

Quando se trata de amar ao próximo, não temos o direito de escolher quem será. É todo aquele que Deus colocar em nosso caminho.

 

Nas comunidades terapêuticas encontramos diversos exemplos de bons samaritanos. São homens e mulheres de Deus que entenderam o mandamento e servem aqueles que foram rejeitados pela sociedade, familiares e amigos. Esses bons samaritanos de dependentes químicos têm piedade de tais pessoas, tratam as feridas e cuidam da pessoa destruída pela droga (Lucas 10.33-35); enfim, cumprem o mandamento de Amar ao próximo como a si mesmo.

 

Então, quem é o teu próximo? Não perca a oportunidade de demonstrar o amor de Cristo por essa pessoa nesse ano que se inicia.

Please reload

bottom of page